O guia definitivo para Medicina Nuclear



A paciente do caso apresentado foi submetida à USG e TC do abdome, de que demonstraram dilataçãeste da via biliar intra-hepática, com alteraçãeste da vesícula biliar (Figura 3). Em seguida, foi realizada uma colangiopancreatografia endoscópica, a ser visualizada uma estenose do hepatocolédoco proximal, porém isento progressão do fio guia (Figura 4).

Consulte a lista do exames realizados pelo Biolabor. Para promover a Procura, filtre ESTES efeitos através na primeira letra do exame.

A embolização do ramo portal do lobo hepático, onde se localiza este tumor, É possibilitado a induzir hipertrofia do lobo contralateral sendo, eventualmente, utilizada de modo a este preparo cirúrgico. Diante dessa situação, a volumetria hepática de modo a planejamento terapêutico Têm a possibilidade de ser obtida por meio do estudo tomográfico.

Em várias situações toda a glândula Pode vir a ter o funcionamento alterado, mesmo que para hipertireoidismo, quando ela resulta mais do qual o normal, mesmo que de modo a este hipotireoidismo, quando ela funciona …

O estudo das causas DE enfermidades, a pesquisa Destes meios de modo a combate-las, a busca pela melhoria Destes padrões por saúpor da comunidade tornam este mé especialmentedico 1 profissional voltado à causa social de que é a Saúdo.

Já ESTES mfoitodos do imagem possuem um papel fundamental nãeste exclusivamente na detecção dessa neoplasia, porém igualmente para a programaçãeste terapêutica ou oferecimento por procedimento paliativo nãeste cirúrgico em quadros do tumores irresecáveis.

Quanto à colangioressonância, a acurácia na localizaçãeste da lesão e na determinaçãeste da causa da obstrução da via biliar é ao redor por 95%. Identicamente conjuntamente nesse caso, o exame deve ser realizado antes da drenagem biliar.

RM Possibilita adequada avaliação do tumor, da relaçãeste utilizando as estruturas adjacentes, sendo Muito mais sensível e especíTeimavive que a TC na identificaçãeste e caracterizaçãeste de lesões secundárias Permite a visualização da árvore biliar por sequências colangiográficas (colangioressonância) ou por meio do contraste hepatoespecífico, excretado pelas vias biliares Fornece informações necessárias de modo a a cirurgia e para este planejamento terapêutico Ecoendoscopia Auxilia pelo diagnóstico e estadiamento (pela proximidade do probe do ultrassom pelo duodeno com o hepatocolfoidoco) Possibilita visualizar lesões pequenas (a partir por 3 mm), nãeste visíveis previamente por outros métodos do imagem Permite a realizaçãeste por punçãeste ecoguiada em pacientes com falha diagnóstica pela CPRE CPRE Útil pelo diagnóstico e procedimento Permite a identificação por visão direta da lesão e a realização do biopsias, aumentando a sensibilidade diagnóstica para cerca do 90% Via de modo a a realizaçãeste por drenagem biliar saiba como tratamento paliativo em pacientes com doença irressecável PET/CT Permite o estudo em conjunto da anatomia e da atividade metabólica glicolítica Útil no estadiamento pré-operatório de modo a a pesquisa por metástases, principalmente em tumores intra-hepáticos Tomografia por emissão do pósitrons associada à tomografia computadorizada (PET/CT)

O diagnóstico utilizando material obtido por escovas citológicas ou por biópsia da lesãeste utilizando pinça tem baixa sensibilidade (18-60%), porém esse índice Têm a possibilidade de ser melhorado utilizando amostras obtidas por CPRE, por meio da coledocoscopia. Contudo, esse mfoitodo tem custo elevado e não está disponível na maioria Destes serviçESTES. A drenagem endoscópica Pode vir a ser realizada por meio da colocação de navegue aqui endopróteses plásticas (Figura 2) ou metálicas autoexpansíveis (PMAE).

Figura 3 - TC mostrando dilataçãeste de vias biliares intra-hepáticas (setas). Figura 4 - Colangiografia percutânea mostrando estenose no colé especialmentedoco proximal Passo a passo na investigação 

Em geral, tal procedimento é Correto como medida paliativa em casos por irressecabilidade, porém, a indicação É possibilitado a ser igualmente recomendada tais como pré-operatório em pacientes utilizando colangite ou nenhumas condiçãeste cirúrgica imediata. A avaliaçãeste radiológica da extensãeste tumoral antes da CPRE, principalmente usando a utilizaçãeste da colangiopancreatografia por ressonância magné especialmentetica (CPRM), é fundamental de modo a traçar a estratégia do drenagem da via biliar, devendo-se em algum momento drenar ESTES segmentos mais dilatados.

Os achados citológicos incluem cfoilulas usando citoplasma escasso, isoladas ou agrupadas em arranjos tridimensionais, usando ESTILOçãeste variável do estruturas acinares. Os núcleos são hipercromáticos, volumosos, pleomórficos e irregulares. Têm a possibilidade de ser observada vacuolização citoplasmática, indicando mucoprodução (Figura seis).

Na histopatologia, a apresentaçãeste macroscópica Pode vir a ser de 3 ESPÉCIES recomendamos que você leia – ESTILOção do massa, infiltrativo periductal e padrão por crescimento intraductal.

A identificação desse tumor é um Enorme desafio devido ao caráter paucicelular da neoplasia e exige abordagem multidisciplinar qual inclui a análise clínica, laboratorial e endoscópica, para além do estudos radiológicos. Nesse sentido, os mé especialmentetodos do imagem têm destaque na investigaçãeste do colangiocarcinoma, como possibilitam confirmaçãeste diagnóstica do maneira nãeste invasiva, estadiamento pré-terapêutico, análise da ressecabilidade da lesãeste e avaliação do pacientes do Cafifa risco.

Tumores infiltrativos ductais, qual tendem à disseminação submucosa longitudinal, e a presença de próteses biliares podem dificultar a avaliação do radiologista. Nesses casos, o ideal é aferir as lesões antes da drenagem da via biliar.

Figura 5 - A) Ecoendoscopia mostrando espessamento da parede do colé especialmentedoco;

Cintilografia Miocárdica – É Utilizado de modo a avaliar este grau do perfusão do miocárdio (músculo cardíaco), em duas situações distintas : em repouso e após estresse, de que são feitos em tempo multiplos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *